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Garantia

Garantia:

1. GARANTIA LEGAL

1.1 O que é a Garantia Legal?

Caso adquira um artigo à Alfa Elektor este poderá estar abrangido pelo regime de garantia legal. O regime da garantia legal é apenas aplicável a consumidores (pessoa singular que efetua a compra fora do âmbito de atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou que, relativamente a um bem com uso misto, se verifica não ser a finalidade comercial predominante no contexto global do contrato de compra e venda). Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor (por exemplo, se a compra tiver sido efetuada por uma empresa), e fora dos casos abrangidos por garantias de cariz contratual, qualquer solicitação do Cliente relativa a falta de conformidade (defeito) do artigo ficará sujeita a apreciação casuística da Alfa Elektor e poderá ser por esta recusado, de acordo com o seu livre critério.

Nos termos da lei, o consumidor tem direito à conformidade dos bens,

Assim, sempre que uma falta de conformidade se manifeste no seguinte prazo a contar do momento da entrega do bem ao consumidor (receção na morada de envio estipulada pelo consumidor, levantamento pelo consumidor ou de instalação pela Alfa Elektor, quando haja sido contratada):

a) 2 (dois) anos, caso o bem tenha sido adquirido até 31/12/2021;

b) 3 (três) anos, caso o bem tenha sido adquirido a partir de 01/01/2022;

O consumidor tem direito:

(i) À reposição da conformidade, através da reparação ou da substituição do bem;

(ii) À redução proporcional do preço; ou

(iii) À resolução do contrato.

Privilegiamos a reparação dos bens que apresentem faltas de conformidade (defeitos) e, neste sentido, esclarecemos que, salvo situações pontuais que, de acordo com o nosso critério, mereçam outra solução, apenas corresponderemos a eventuais pedidos de clientes de reposição da conformidade através da substituição do bem, de redução proporcional do preço ou de resolução do contrato nos casos em que a lei impuser a aplicação de qualquer uma destas medidas. Em alguns casos poderá a Alfa Elektor pretender reparar a conformidade mediante substituição do bem, sendo disso informado o consumidor. Note que apenas nos casos definidos na lei é que o consumidor tem direito à resolução ou redução do preço.

2.DEVOLUÇÃO DE COMPRAS EM ALFAELEKTOR.PT

2.1 Qual o prazo de devolução?

O consumidor pode proceder à devolução das compras efetuadas em alfaelektor.pt no prazo de 14 dias, a contar da data da entrega ou da recolha em loja do produto.

Não são consideradas compras elegíveis para efeitos de devolução as que correspondam a produtos que hajam sido reservados, incluindo online, mas apenas pagos aquando da deslocação do consumidor à loja para o seu levantamento.

2.2 Como é feito o reembolso?

O reembolso do consumidor é sempre feito através do mesmo método de pagamento da compra. No caso de devolução, o reembolso será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas abaixo.

2.3 Qualquer artigo pode ser devolvido?

Qualquer artigo pode ser devolvido por um consumidor nos prazos acima mencionados desde que:

(i) Respeite as condições previstas em baixo no Ponto 3 (CONDIÇÕES DO ARTIGO A TROCAR OU DEVOLVER); e

(ii) Não corresponda a nenhum dos artigos previstos em baixo no Ponto 4 (ARTIGOS NÃO SUJEITOS A TROCAS OU DEVOLUÇÕES).

A Alfa Elektor esclarece que no que respeita a compras efetuadas em alfaelektor.pt o consumidor tem o direito de inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem, mas que este pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.

No caso de violação de algum destes pontos, reservamo-nos o direito de rejeitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca ou de repercutir o custo da depreciação do bem por inspeção/manipulação abusiva sobre o consumidor, nesse caso deduzindo do valor a reembolsar ou atribuir em crédito para novas trocas o valor económico da depreciação do bem.

2.4 Como fazer a devolução de um artigo comprado em alfaelektor.pt?

Para devolver um artigo comprado em alfaelektor.pt, o consumidor poderá:

(i) Dirigir-se a uma das lojas Alfa Elektor com o artigo e a sua fatura;

(ii) Contactar através do email comercial@alfaelektor.pt

A Alfa Elektor analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua devolução

3. Condições do Artigo a Trocar ou Devolver

A Alfa Elektor informa que os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:

(i) O artigo devolvido tem de estar nas mesmas condições em que foi vendido, intacto e sem qualquer marca/dano de uso;

(ii) Terá de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados;

(iii) Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo.

Lembre-se: para que na devolução ou troca haja compensação do Cliente, mediante reembolso ou nota de crédito, o produto deverá estar em condições de poder ser revendido pela Alfa Elektor. Quando devolver um produto, certifique-se de que o mesmo está em condições de ser adquirido por um outro Cliente. Considere, neste exercício, a sua própria pré-disposição individual para adquirir o produto que está a devolver, caso nisso houvesse interesse seu.

Atenção: No caso de devolução ou troca de um pequeno ou grande eletrodoméstico cuja sua venda está limitada exclusivamente à loja online (ou seja, não disponível para compra/levantamento diretamente em loja física Alfa Elektor), deverá solicitar essa devolução ou troca via loja online, enviando um email para comercial@alfaelektor.pt.

4. Artigos Não Sujeitos a Trocas ou Devoluções

Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc.) não podem ser aceites para devoluções/trocas.

Sem prejuízo de outros direitos do Cliente, previstos aqui ou nas normas legais aplicáveis, não são aceites trocas ou devoluções de:

(i) Toalhas, auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software;

(ii) Vestuário, depiladoras, máquinas de barbear e cabelo, aspiradores, cadeiras já montadas, robôs de cozinha, processadores de alimentos, trotinetes, bicicletas, segways, televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatches ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados.

Atenção: A Alfa Elektor reserva-se no direito de recusar devoluções/trocas de artigos cujo seu Serial Number já tenha sido registado/associado a uma conta de utilizador nas plataformas online/apps dos mais variados fabricantes. A associação de um artigo (via Serial Number) a uma plataforma online/app poderá em muitos casos permitir que utilizadores já não na posse dos mesmos consigam controlar e rastrear estes artigos, estando estes a ser utilizados por terceiros. Por este motivo, a Alfa Elektor adverte para a possível recusa de trocas/devoluções para a total proteção dos seus Clientes.

No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução/troca (e o consequente reembolso ou emissão de nota de crédito).

A Alfa Elektor reserva-se o direito de alterar preços, incluir ou excluir produtos sem aviso prévio.

A Alfa Elektor declina qualquer responsabilidade por eventuais erros publicados no site.